Desde os ensinamentos da minha mãe, Dona Zoraide, aprendi que nossa saúde é nosso maior tesouro. Ao longo da vida, tenho valorizado cada vez mais essa preciosidade, pois compreendi que, se não a cuidarmos, podemos nos tornar incapazes de realizar até mesmo as tarefas mais simples do nosso dia a dia, tanto pessoal quanto profissional.
Refletindo sobre minha trajetória, percebi que desde a adolescência cultivei hábitos que abrangiam a dimensão biológica (física) e a espiritual, as quais, de certa forma, se entrelaçavam com a social, indiretamente contribuindo para o meu bem-estar psicológico.
Esses elementos, destacados acima, compõem o que chamamos de saúde integral. Antes de prosseguir, é importante mencionar que, em 1946, no pós-guerra, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que “saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.” Posteriormente, em 1984, foi incorporado o aspecto espiritual a essa definição.
Portanto, a saúde integral abrange as dimensões biológica (física), psicológica (emocional/mental/intelectual), social e espiritual. Não as dividimos em partes, pois quando uma dimensão não está bem, isso influencia as demais e vice-versa. Afeta nossa forma de pensar, sentir e agir, refletindo em como lidamos com o estresse, nos relacionamos e fazemos escolhas, prejudicando nosso bem-estar.
O termo “bem-estar” deriva da junção de “bem” e “estar”. É um substantivo que denota “boa disposição física, psicológica ou espiritual; estado de tranquilidade, segurança ou conforto; a reunião dos elementos que causam satisfação, como boa saúde, estabilidade financeira, entre outros.
Em nosso trabalho de Desenvolvimento Humano, consideramos o conceito de “Ser Integrado”, pois entendemos o ser humano como um todo, levando em conta suas dimensões biológica, psicológica e social. Ressaltando que quando a saúde emocional não vai bem, o corpo sente, e vice-versa, pois ambos são afetados.
Durante a pandemia de Covid-19 e nos últimos anos, a saúde mental ganhou destaque na mídia. Tornou-se evidente que os profissionais estão cada vez mais estressados, ansiosos e esgotados, enfrentando problemas de saúde mental e física decorrentes de questões pessoais, financeiras e do ambiente de trabalho. Este último muitas vezes caracterizado por uma sobrecarga de informações e pela má gestão das pressões corporativas, resultando em relações tensas e ambientes tóxicos que geram conflitos, por vezes originados nas relações com a liderança.
Além disso, outro tema amplamente explorado e trabalhado é a segurança psicológica, que permite a abertura para diálogos e investimentos em projetos visando criar um clima de confiança e respeito. Isso reforça a importância de as organizações promoverem e incentivarem ações para manter um ambiente saudável para seus colaboradores.
Você deve estar se perguntando: qual é a importância de cuidar da saúde do colaborador?
Num mundo complexo, incerto e altamente competitivo, a pressão por resultados é ainda maior. Não podemos esquecer que a principal razão da existência das empresas é atingir esses resultados (lucro). Nesse contexto de tantas incertezas, algumas empresas já investem em programas que abordam desde iniciativas pontuais até abordagens mais abrangentes, neste caso integram todos os pilares da saúde (física, emocional, social e, em alguns casos, financeira), visando a promoção do bem-estar dos colaboradores.
É interessante observar que tais projetos não apenas beneficiam os colaboradores, mas também trazem ganhos para a empresa. Eles resultam em aumento do engajamento, da produtividade e na redução do absenteísmo. E melhoram o clima organizacional, aumentam a retenção de talentos e fortalecem a cultura corporativa, permitindo assim que as empresas atinjam seus propósitos e resultados desejados. Dessa forma, esses programas também incentivam a autorresponsabilidade, o autodesenvolvimento e a capacidade de assumir o controle sobre nossas vidas. Portanto, o bem-estar depende também das nossas escolhas e atitudes.
Autora: Rosangela Zarza
Psicóloga e orientadora profissional pela PUC/SP. Titulando como supervisora e orientadora de monografia em Psicodrama pela ABPS. Didata em Psicodrama pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo. Especialista em Psicodrama pelo convênio SOPSP-PUC/SP. Formada em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental. Supervisora em Psicologia Clínica. Coautora da publicação especial da Revista Mente e Cérebro sobre Psicodrama (2010, 2017). Autora do capítulo “A realidade suplementar no filme Efeito Borboleta” no livro Psicodrama, Cinema e Processos de Subjetivação [Schmidt e Vanin (org.), São Paulo: FiloCzar, 2016].
Foi aluna especial na disciplina de mestrado “Trabalho, Desemprego e as novas Formas de Carreira” no programa de Psicologia Social da USP. Hosting pelo método Social Dreaming Matrix pela Social Dreaming Matrix Solutions de Londres. Atuou como educadora no terceiro setor com prevenção de DST/Aids e gravidez na adolescência.
Realizou trabalhos de definição de cargos para a TAJI Consultoria e como consultora na área de Mapeamento de Competências – Assessment na doers human capital solutions em 2011. Coordenou a área de educação continuada (COPEC) na Sociedade de Psicodrama de São Paulo (gestão 2011/2012). Ministra palestras, aulas e workshops em diversas temáticas focadas no Desenvolvimento humano. Participa ativamente de congressos, jornadas e encontros científicos.
É consultora associada na Andaro.
Minha missão é promover o desenvolvimento humano a fim de que as relações se tornem mais saudáveis e produtivas favorecendo o bem-estar e a qualidade de vida. Ofereço apoio para que cada cliente encontre o verdadeiro sentido de sua vida (pessoal & profissional), a ser mais feliz e próspero assegurando coerência entre os meus valores.
Especialista em Funcionalidade Humana e Sustentabilidade Ambiental pela UNESP. Pós-graduada em Psicodrama pelo convênio SOPSP-PUC/SP. Certificada em Coaching pelo ICC – International Coaching Community. Practitioner PNL – Metaforum Internacionnal Brasil. Seis Sigma pela Fundação Vanzolini – USP. MBA em Serviços de Telecomunicações pela UFF. Pós-Graduada em Administração e Marketing pela FAAP. Graduada em Letras e Tradutor e Intérprete pela UNIP. Autora e coautora das seguintes produções bibliográficas: “O coaching – Correlações com a Saúde Mental no Trabalho” (2020) e “O papel da liderança e os fatores que influenciam na Síndrome de Burnout” (2021).
Possui mais de 42 anos de experiência tanto no papel de empreendedora e em empresas como Unibanco, ALLIANZ, Telefônica, Rabobank, Gol Linhas Aéreas, entre outras atuando em áreas estratégicas, liderando projetos multifuncionais de qualidade e outros, assim como na área de desenvolvimento humano.
Coordenou a área socioeducacional na Sociedade de Psicodrama de São Paulo de 2009 a 2013, realizando diversos projetos de Desenvolvimento Humano como voluntária. É palestrante e docente desde 2004 em assuntos ligados nas disciplinas de Administração Moderna; Empreendedorismo e todos os subsistemas na área de Gestão de Pessoas.
Atua com projetos personalizados de Desenvolvimento Humano tanto para empresas como pessoas físicas desde 2006 acumulando mais de 15.000 horas de prática. Possui ampla experiência em empresas públicas e privadas de diversos segmentos nas áreas de Coaching Executivo, Negócios, Carreira, Equipes e de Vida; Orientação de Carreira; Mentoria; Business Partner; Mapeamento de Competências – Assessment; Treinamento & Desenvolvimento. É facilitadora em workshops temáticos com foco técnico e comportamental. Ministra treinamentos online que envolvem jogos e palestras interativas, principalmente sobre temas de liderança, empreendedorismo, criatividade, comunicação, entre outros.
É Mentora do QEMP – Assessment de Competências Empreendedoras. Certificada pelo EQi2.0 – Assessment de Inteligência Emocional. Certificada pela TKI – TM – Assessment de Gestão de Conflitos. Participa ativamente de eventos, congressos, grupos de estudos e de supervisão.
Com interesses voltados para o autoconhecimento, autogestão das emoções e a importância das relações humanas que se fazem presentes na vida pessoal e no mundo corporativo, tem como missão apoiar os clientes/pacientes em seu crescimento e em suas mudanças psicológicas que envolvem o processo de descoberta de si e de suas potencialidades.
Psicóloga de formação, atua como Coach, Consteladora sistêmica familiar e organizacional, Consultora de RH, Psicoterapeuta para jovens e adultos e Docente em graduação e pós-graduação.
Pós-graduada em Psicodrama pelo convênio SOPSP-PUC/SP. Pós-graduada em Metodologias Ativas pela Faculdade Flamingo. Certificada em Executive Coaching pelo ICI (Integrated Coaching Institute). Certificada em Inteligência Emocional pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching). É Mentora do QEMP – Assessment de Competências Empreendedoras. Graduada em Licenciatura de Pedagogia. Autora e co-autora das seguintes produções bibliográficas: “Aprendizagem Significativa por meio das Metodologias Ativas” (2017) e “A utilização da metodologia ativa sala de aula invertida” (2018) e “O papel da liderança e os fatores que influenciam na Síndrome de Burnout” (2021). Possui mais de 35 anos de carreira desenvolvida nas áreas de Recursos Humanos, atuando em posições gerenciais em empresas de diversos segmentos. Consultora independente no mercado corporativo em RH.
Como docente, ministra aulas em cursos de pós-graduação nas disciplinas de Neurociencia, Gestão de Pessoas, Coaching, Psicologia Positiva, Treinamento, Academia de Recrutamento e Seleção, Psicologia Organizacional, Inteligência Emocional e, na graduação, nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Empreendedorismo, Gestão de conflitos, Clima Organizacional, Qualidade de Vida, Liderança e Trabalho em equipe, Psicologia e Comportamento Organizacional, Gestão de Projetos, Cultura e Avaliação de Desempenho, Desenvolvimento de Carreira, Ética e Cidadania (EAD), nos cursos de Administração e de Gestão de RH.
É consultora associada na Andaro desde 2010.
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