Como alinhar sua essência à sua atuação profissional e cultivar ambientes mais saudáveis
Ao longo da minha trajetória, vivi experiências que revelaram a importância do autoconhecimento na jornada de crescimento pessoal e profissional. Houve um período longo em que me senti desconectada de mim mesma e do meu trabalho, algo sempre muito importante na minha vida. Essa fase foi marcada por apatia, desmotivação e um esgotamento mental sem igual, justamente no auge da minha carreira. Felizmente, tive uma boa rede de apoio, incluindo familiares, amigos, e auxílio terapêutico (médico e psicológico). Foram dois anos de muita reflexão até tomar a decisão de pedir demissão e mudar de carreira. Foi muito desafiador, mas enfrentei meus medos com coragem e comecei uma nova trajetória. Nesta nova fase, durante uma vivência de axiologia — o estudo de valores — no curso de pós-graduação em Psicodrama do COGEAE, percebi a profundidade da minha desconexão interna e os impactos que isso tinha sobre minha vida profissional.
Essa experiência me ensinou que a ausência de autoconhecimento atua como uma sombra silenciosa que impede o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável, motivador e seguro para todos.
A importância do autoconhecimento
Muitas vezes, no ritmo acelerado do mundo corporativo, os profissionais perdem de vista o seu próprio interior, alimentando uma espécie de cegueira emocional. Sem consciência de suas emoções, valores e limites, tornam-se vulneráveis às pressões, ao estresse e ao adoecimento mental. A verdade é que, sem esse entendimento profundo de si mesmo, fica difícil estabelecer relações de confiança e autenticidade nas interações diárias.
O autoconhecimento é uma ponte para a autonomia emocional, para a compreensão do que realmente motiva cada indivíduo e, por consequência, para a criação de ambientes de trabalho mais humanos e responsáveis.
A relação entre autoconhecimento e segurança psicológica
Apesar de a segurança psicológica estar cada vez mais presente nos discursos das organizações modernas, sua eficácia depende fundamentalmente do quanto cada pessoa conhece a si mesma. Quando não há essa base, fica difícil criar espaços de confiança mútua, onde os colaboradores se sintam seguros para se expressar, errar e aprender.
Portanto, entender seus próprios valores, emoções e limites favorece uma postura mais autêntica e resiliente, fortalecendo a cultura de respeito e abertura, pilares essenciais para a verdadeira segurança psicológica.
O cenário atual: profissionais perdidos, desmotivados e adoecidos
Apesar das boas intenções e investimentos em treinamentos, muitos profissionais continuam vivendo momentos de crise interna, ansiedade, estresse e burnout. São pessoas que, muitas vezes, atuam sob enorme pressão, sem conexão com seus valores internos, e sem compreender suas próprias emoções, o que aumenta sua vulnerabilidade. Essa situação revela que as ações de desenvolvimento precisam ir além do superficial, promovendo uma verdadeira jornada de autodescoberta.
Caminhos para promover o autoconhecimento e uma cultura de cuidado
Para enfrentar esses desafios, é fundamental que as organizações invistam em programas que promovam o autoconhecimento de forma contínua. Seja por meio de treinamentos, coaching, mentoring, terapias ou vivências que estimulam a reflexão pessoal, o objetivo deve ser sempre o mesmo: ajudar cada profissional a reconhecer suas forças, limitações, valores e emoções. Mas isso não é somente responsabilidade das empresas! Cada um também pode e deve buscar ajuda, ser protagonista de sua vida e investir em autodesenvolvimento.
Além disso, os líderes precisam criar ambientes em que a autenticidade seja valorizada, onde a vulnerabilidade seja vista como força e onde a humildade para reconhecer as próprias dificuldades seja encorajada.
Conclusão: um convite à reflexão
O autoconhecimento é uma ferramenta poderosa para reconectar profissionais com seus valores mais profundos e criar ambientes de trabalho mais humanos, seguros e motivadores. Quando cada um de nós decide investir na compreensão de si, contribuímos para um mundo corporativo mais ético, sustentável e harmonioso.
Que possamos, a cada dia, dedicar um tempo para nos conhecer melhor e, assim, fortalecer a nossa qualidade de vida, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.
Autora: Rosangela Zarza
A imagem do artigo foi criada pelo autora com a ajuda do ChatGPT 4.5.
Psicóloga e orientadora profissional pela PUC/SP. Titulando como supervisora e orientadora de monografia em Psicodrama pela ABPS. Didata em Psicodrama pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo. Especialista em Psicodrama pelo convênio SOPSP-PUC/SP. Formada em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental. Supervisora em Psicologia Clínica. Coautora da publicação especial da Revista Mente e Cérebro sobre Psicodrama (2010, 2017). Autora do capítulo “A realidade suplementar no filme Efeito Borboleta” no livro Psicodrama, Cinema e Processos de Subjetivação [Schmidt e Vanin (org.), São Paulo: FiloCzar, 2016].
Foi aluna especial na disciplina de mestrado “Trabalho, Desemprego e as novas Formas de Carreira” no programa de Psicologia Social da USP. Hosting pelo método Social Dreaming Matrix pela Social Dreaming Matrix Solutions de Londres. Atuou como educadora no terceiro setor com prevenção de DST/Aids e gravidez na adolescência.
Realizou trabalhos de definição de cargos para a TAJI Consultoria e como consultora na área de Mapeamento de Competências – Assessment na doers human capital solutions em 2011. Coordenou a área de educação continuada (COPEC) na Sociedade de Psicodrama de São Paulo (gestão 2011/2012). Ministra palestras, aulas e workshops em diversas temáticas focadas no Desenvolvimento humano. Participa ativamente de congressos, jornadas e encontros científicos.
É consultora associada na Andaro.
Minha missão é promover o desenvolvimento humano a fim de que as relações se tornem mais saudáveis e produtivas favorecendo o bem-estar e a qualidade de vida. Ofereço apoio para que cada cliente encontre o verdadeiro sentido de sua vida (pessoal & profissional), a ser mais feliz e próspero assegurando coerência entre os meus valores.
Especialista em Funcionalidade Humana e Sustentabilidade Ambiental pela UNESP. Pós-graduada em Psicodrama pelo convênio SOPSP-PUC/SP. Certificada em Coaching pelo ICC – International Coaching Community. Practitioner PNL – Metaforum Internacionnal Brasil. Seis Sigma pela Fundação Vanzolini – USP. MBA em Serviços de Telecomunicações pela UFF. Pós-Graduada em Administração e Marketing pela FAAP. Graduada em Letras e Tradutor e Intérprete pela UNIP. Autora e coautora das seguintes produções bibliográficas: “O coaching – Correlações com a Saúde Mental no Trabalho” (2020) e “O papel da liderança e os fatores que influenciam na Síndrome de Burnout” (2021).
Possui mais de 42 anos de experiência tanto no papel de empreendedora e em empresas como Unibanco, ALLIANZ, Telefônica, Rabobank, Gol Linhas Aéreas, entre outras atuando em áreas estratégicas, liderando projetos multifuncionais de qualidade e outros, assim como na área de desenvolvimento humano.
Coordenou a área socioeducacional na Sociedade de Psicodrama de São Paulo de 2009 a 2013, realizando diversos projetos de Desenvolvimento Humano como voluntária. É palestrante e docente desde 2004 em assuntos ligados nas disciplinas de Administração Moderna; Empreendedorismo e todos os subsistemas na área de Gestão de Pessoas.
Atua com projetos personalizados de Desenvolvimento Humano tanto para empresas como pessoas físicas desde 2006 acumulando mais de 15.000 horas de prática. Possui ampla experiência em empresas públicas e privadas de diversos segmentos nas áreas de Coaching Executivo, Negócios, Carreira, Equipes e de Vida; Orientação de Carreira; Mentoria; Business Partner; Mapeamento de Competências – Assessment; Treinamento & Desenvolvimento. É facilitadora em workshops temáticos com foco técnico e comportamental. Ministra treinamentos online que envolvem jogos e palestras interativas, principalmente sobre temas de liderança, empreendedorismo, criatividade, comunicação, entre outros.
É Mentora do QEMP – Assessment de Competências Empreendedoras. Certificada pelo EQi2.0 – Assessment de Inteligência Emocional. Certificada pela TKI – TM – Assessment de Gestão de Conflitos. Participa ativamente de eventos, congressos, grupos de estudos e de supervisão.
Com interesses voltados para o autoconhecimento, autogestão das emoções e a importância das relações humanas que se fazem presentes na vida pessoal e no mundo corporativo, tem como missão apoiar os clientes/pacientes em seu crescimento e em suas mudanças psicológicas que envolvem o processo de descoberta de si e de suas potencialidades.
Psicóloga de formação, atua como Coach, Consteladora sistêmica familiar e organizacional, Consultora de RH, Psicoterapeuta para jovens e adultos e Docente em graduação e pós-graduação.
Pós-graduada em Psicodrama pelo convênio SOPSP-PUC/SP. Pós-graduada em Metodologias Ativas pela Faculdade Flamingo. Certificada em Executive Coaching pelo ICI (Integrated Coaching Institute). Certificada em Inteligência Emocional pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching). É Mentora do QEMP – Assessment de Competências Empreendedoras. Graduada em Licenciatura de Pedagogia. Autora e co-autora das seguintes produções bibliográficas: “Aprendizagem Significativa por meio das Metodologias Ativas” (2017) e “A utilização da metodologia ativa sala de aula invertida” (2018) e “O papel da liderança e os fatores que influenciam na Síndrome de Burnout” (2021). Possui mais de 35 anos de carreira desenvolvida nas áreas de Recursos Humanos, atuando em posições gerenciais em empresas de diversos segmentos. Consultora independente no mercado corporativo em RH.
Como docente, ministra aulas em cursos de pós-graduação nas disciplinas de Neurociencia, Gestão de Pessoas, Coaching, Psicologia Positiva, Treinamento, Academia de Recrutamento e Seleção, Psicologia Organizacional, Inteligência Emocional e, na graduação, nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Empreendedorismo, Gestão de conflitos, Clima Organizacional, Qualidade de Vida, Liderança e Trabalho em equipe, Psicologia e Comportamento Organizacional, Gestão de Projetos, Cultura e Avaliação de Desempenho, Desenvolvimento de Carreira, Ética e Cidadania (EAD), nos cursos de Administração e de Gestão de RH.
É consultora associada na Andaro desde 2010.
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