A existência dos jogos deu-se nos primórdios da civilização e sua procedência foi na prática religiosa, nos mitos e rituais mágicos.
Alguns jogos eram ricos de um simbolismo que foi se perdendo com o tempo, como por exemplo: o “pau-de-sebo” estava ligado aos mitos da conquista do céu; o futebol, à disputa do globo solar; o cabo-de-guerra, à dramatização simbólica da luta entre as forças da natureza; a amarelinha, aos antigos mitos sobre os labirintos e às jornadas que os espíritos faziam da Terra ao Céu após a morte, tal como os povos primitivos a representavam a milhares de anos.
Entretanto, esses jogos foram transmitidos oralmente de geração para geração e podem hoje ser considerados como patrimônio de toda a humanidade.
Eles existem até os dias de hoje e desempenham importante papel social e psicológico, tendo em vista que é muito utilizado para transmitir valores culturais, integração, desenvolvimento de papéis. Percebemos isso claramente ao observar as crianças brincando de adultos, reproduzindo atitudes, comportamentos e atividades que lhe são familiares.
Alguns acreditam que o jogo é uma situação definida com regras e que nem sempre abre oportunidade e ou a possibilidade para desenvolver-se. Acredito que essa exploração de atitude, comportamento ou habilidade nos prepara para situações semelhantes em nossa vida conduzindo nos a pensar, sentir e agir.
A vantagem de usarmos os jogos na educação empresarial é proporcionar uma vivência sistêmica, ao mesmo tempo contribuir para aumentar as competências pessoais e profissionais, bem como acelerar o processo de aprendizagem.
O fato é que aprender jogando torna-se muito prazeroso! O lúdico desperta o bom humor, ativa a espontaneidade e criatividade e estabelecem cumplicidade no grupo para fortalecer vínculos, principalmente porque as pessoas ficam à vontade para tentar. O vivido é transferido para nossa vida real demonstrando ser também um instrumento de aprendizagem independentemente da idade.
No manejo com o grupo utilizamos o jogo como técnica de aquecimento somadas ao jogo psicodramático a fim de potencializar ao indivíduo exprimir suas criações colocando-as em ação na forma de representação de um papel. Neste ambiente lúdico os participantes se sentem a vontade para experimentar respostas novas para situações antigas.
Sendo assim, o jogo utilizado em suas variações facilita a conexão entre as pessoas estimulando seu desenvolvimento para construção e manutenção do conhecimento, além de proporcionar uma aprendizagem acelerada.
Autores: Rosangela Zarza
Psicóloga e orientadora profissional pela PUC/SP. Titulando como supervisora e orientadora de monografia em Psicodrama pela ABPS. Didata em Psicodrama pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo. Especialista em Psicodrama pelo convênio SOPSP-PUC/SP. Formada em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental. Supervisora em Psicologia Clínica. Coautora da publicação especial da Revista Mente e Cérebro sobre Psicodrama (2010, 2017). Autora do capítulo “A realidade suplementar no filme Efeito Borboleta” no livro Psicodrama, Cinema e Processos de Subjetivação [Schmidt e Vanin (org.), São Paulo: FiloCzar, 2016].
Foi aluna especial na disciplina de mestrado “Trabalho, Desemprego e as novas Formas de Carreira” no programa de Psicologia Social da USP. Hosting pelo método Social Dreaming Matrix pela Social Dreaming Matrix Solutions de Londres. Atuou como educadora no terceiro setor com prevenção de DST/Aids e gravidez na adolescência.
Realizou trabalhos de definição de cargos para a TAJI Consultoria e como consultora na área de Mapeamento de Competências – Assessment na doers human capital solutions em 2011. Coordenou a área de educação continuada (COPEC) na Sociedade de Psicodrama de São Paulo (gestão 2011/2012). Ministra palestras, aulas e workshops em diversas temáticas focadas no Desenvolvimento humano. Participa ativamente de congressos, jornadas e encontros científicos.
É consultora associada na Andaro.
Minha missão é promover o desenvolvimento humano a fim de que as relações se tornem mais saudáveis e produtivas favorecendo o bem-estar e a qualidade de vida. Ofereço apoio para que cada cliente encontre o verdadeiro sentido de sua vida (pessoal & profissional), a ser mais feliz e próspero assegurando coerência entre os meus valores.
Especialista em Funcionalidade Humana e Sustentabilidade Ambiental pela UNESP. Pós-graduada em Psicodrama pelo convênio SOPSP-PUC/SP. Certificada em Coaching pelo ICC – International Coaching Community. Practitioner PNL – Metaforum Internacionnal Brasil. Seis Sigma pela Fundação Vanzolini – USP. MBA em Serviços de Telecomunicações pela UFF. Pós-Graduada em Administração e Marketing pela FAAP. Graduada em Letras e Tradutor e Intérprete pela UNIP. Autora e coautora das seguintes produções bibliográficas: “O coaching – Correlações com a Saúde Mental no Trabalho” (2020) e “O papel da liderança e os fatores que influenciam na Síndrome de Burnout” (2021).
Possui mais de 42 anos de experiência tanto no papel de empreendedora e em empresas como Unibanco, ALLIANZ, Telefônica, Rabobank, Gol Linhas Aéreas, entre outras atuando em áreas estratégicas, liderando projetos multifuncionais de qualidade e outros, assim como na área de desenvolvimento humano.
Coordenou a área socioeducacional na Sociedade de Psicodrama de São Paulo de 2009 a 2013, realizando diversos projetos de Desenvolvimento Humano como voluntária. É palestrante e docente desde 2004 em assuntos ligados nas disciplinas de Administração Moderna; Empreendedorismo e todos os subsistemas na área de Gestão de Pessoas.
Atua com projetos personalizados de Desenvolvimento Humano tanto para empresas como pessoas físicas desde 2006 acumulando mais de 15.000 horas de prática. Possui ampla experiência em empresas públicas e privadas de diversos segmentos nas áreas de Coaching Executivo, Negócios, Carreira, Equipes e de Vida; Orientação de Carreira; Mentoria; Business Partner; Mapeamento de Competências – Assessment; Treinamento & Desenvolvimento. É facilitadora em workshops temáticos com foco técnico e comportamental. Ministra treinamentos online que envolvem jogos e palestras interativas, principalmente sobre temas de liderança, empreendedorismo, criatividade, comunicação, entre outros.
É Mentora do QEMP – Assessment de Competências Empreendedoras. Certificada pelo EQi2.0 – Assessment de Inteligência Emocional. Certificada pela TKI – TM – Assessment de Gestão de Conflitos. Participa ativamente de eventos, congressos, grupos de estudos e de supervisão.
Com interesses voltados para o autoconhecimento, autogestão das emoções e a importância das relações humanas que se fazem presentes na vida pessoal e no mundo corporativo, tem como missão apoiar os clientes/pacientes em seu crescimento e em suas mudanças psicológicas que envolvem o processo de descoberta de si e de suas potencialidades.
Psicóloga de formação, atua como Coach, Consteladora sistêmica familiar e organizacional, Consultora de RH, Psicoterapeuta para jovens e adultos e Docente em graduação e pós-graduação.
Pós-graduada em Psicodrama pelo convênio SOPSP-PUC/SP. Pós-graduada em Metodologias Ativas pela Faculdade Flamingo. Certificada em Executive Coaching pelo ICI (Integrated Coaching Institute). Certificada em Inteligência Emocional pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching). É Mentora do QEMP – Assessment de Competências Empreendedoras. Graduada em Licenciatura de Pedagogia. Autora e co-autora das seguintes produções bibliográficas: “Aprendizagem Significativa por meio das Metodologias Ativas” (2017) e “A utilização da metodologia ativa sala de aula invertida” (2018) e “O papel da liderança e os fatores que influenciam na Síndrome de Burnout” (2021). Possui mais de 35 anos de carreira desenvolvida nas áreas de Recursos Humanos, atuando em posições gerenciais em empresas de diversos segmentos. Consultora independente no mercado corporativo em RH.
Como docente, ministra aulas em cursos de pós-graduação nas disciplinas de Neurociencia, Gestão de Pessoas, Coaching, Psicologia Positiva, Treinamento, Academia de Recrutamento e Seleção, Psicologia Organizacional, Inteligência Emocional e, na graduação, nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Empreendedorismo, Gestão de conflitos, Clima Organizacional, Qualidade de Vida, Liderança e Trabalho em equipe, Psicologia e Comportamento Organizacional, Gestão de Projetos, Cultura e Avaliação de Desempenho, Desenvolvimento de Carreira, Ética e Cidadania (EAD), nos cursos de Administração e de Gestão de RH.
É consultora associada na Andaro desde 2010.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nulla mauris dolor, gravida a varius blandit, auctor eget purus. Phasellus scelerisque sapien sit amet mauris laoreet, eget scelerisque nunc cursus. Duis ultricies malesuada leo vel aliquet. Curabitur rutrum porta dui eget mollis.
Duis ultricies malesuada leo vel aliquet. Curabitur rutrum porta dui eget mollis. Nullam lacinia dictum auctor. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Orci varius natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculu.