“Nós não estamos no controle; os princípios estão. Nós controlamos nossas ações, mas as consequências que fluem destas ações são controladas por princípios.” Stephen Covey
Hoje quero falar com vocês sobre o hábito e, para isso, recorro à definição de Stephen Covey: “um hábito é definido como a interseção entre conhecimento, capacidade e vontade.” Ou seja, para que algo se torne um hábito em nossas vidas, é necessário ter o entendimento do que fazer (conhecimento), a habilidade de executá-lo (capacidade) e a motivação para praticá-lo (vontade). É essencial querer mudar e ter consciência da necessidade dessa mudança.
Em Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, Covey menciona que os hábitos são padrões de comportamento que frequentemente operam de forma inconsciente e coerente, expressando nosso caráter no dia a dia e influenciando nossa eficácia pessoal e relacional. Ele enfatiza que hábitos podem ser aprendidos ou desaprendidos com dedicação, moldando quem somos e o rumo de nossas vidas.
Que correlação podemos fazer entre hábito e procrastinação?
Covey destaca a importância dos hábitos na formação do caráter e na eficácia pessoal, sugerindo que hábitos poderosos podem tanto impulsionar quanto prejudicar nossos resultados, dependendo de sua natureza. Embora ele não mencione diretamente a procrastinação, aborda comportamentos que revelam falta de disciplina na gestão de prioridades.
Ao falar sobre hábitos que impedem a ação eficaz, Covey reforça a importância da proatividade, da priorização e da autorrenovação, elementos fundamentais para combater a procrastinação. Esta, por sua vez, pode ser vista como um hábito prejudicial que compromete a produtividade, o equilíbrio e o crescimento pessoal.
Covey enfatiza ainda que hábitos podem ser transformados por meio de esforço consciente, indicando que a procrastinação, embora desafiadora, é passível de mudança. Assim, a procrastinação é um hábito que pode ser interrompido e substituído por comportamentos proativos e uma gestão eficaz do tempo, fortalecendo o caráter e a eficácia pessoal.
Como mudar os hábitos?
Existem muitos caminhos e estratégias para mudar hábitos. É uma tarefa desafiadora, pois tendemos a buscar o que é mais fácil e confortável. Vou compartilhar duas abordagens.
A primeira, baseada nos ensinamentos de Covey, propõe um olhar profundo, fundamentado no autoconhecimento e na autoconsciência, e envolve as seguintes etapas:
Essa abordagem conduz a decisões mais conscientes e alinhadas ao propósito de vida, promovendo satisfação e equilíbrio.
A segunda é mais pragmática, foi extraída do livro Hábitos Atômicos, de James Clear. Sugere que, para formar bons hábitos, é necessário eliminar os maus e simplificar o processo:
Para Clear, a mudança de hábitos ocorre por meio de pequenas melhorias diárias e repetição contínua, até que o comportamento se torne parte do cotidiano sem exigir esforço consciente.
Enquanto Covey vê a mudança como um processo interno e profundo de transformação de paradigmas, Clear enxerga como um processo incremental e automático, baseado na repetição de comportamentos.
E você? Como lida com os novos hábitos? Mais no estilo Covey ou Clear?
Autora: Rosangela Zarza
A imagem do artigo foi criada pelo autora no Canva com a ajuda do ChatGPT 4.5.
Psicóloga e orientadora profissional pela PUC/SP. Titulando como supervisora e orientadora de monografia em Psicodrama pela ABPS. Didata em Psicodrama pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo. Especialista em Psicodrama pelo convênio SOPSP-PUC/SP. Formada em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental. Supervisora em Psicologia Clínica. Coautora da publicação especial da Revista Mente e Cérebro sobre Psicodrama (2010, 2017). Autora do capítulo “A realidade suplementar no filme Efeito Borboleta” no livro Psicodrama, Cinema e Processos de Subjetivação [Schmidt e Vanin (org.), São Paulo: FiloCzar, 2016].
Foi aluna especial na disciplina de mestrado “Trabalho, Desemprego e as novas Formas de Carreira” no programa de Psicologia Social da USP. Hosting pelo método Social Dreaming Matrix pela Social Dreaming Matrix Solutions de Londres. Atuou como educadora no terceiro setor com prevenção de DST/Aids e gravidez na adolescência.
Realizou trabalhos de definição de cargos para a TAJI Consultoria e como consultora na área de Mapeamento de Competências – Assessment na doers human capital solutions em 2011. Coordenou a área de educação continuada (COPEC) na Sociedade de Psicodrama de São Paulo (gestão 2011/2012). Ministra palestras, aulas e workshops em diversas temáticas focadas no Desenvolvimento humano. Participa ativamente de congressos, jornadas e encontros científicos.
É consultora associada na Andaro.
Minha missão é promover o desenvolvimento humano a fim de que as relações se tornem mais saudáveis e produtivas favorecendo o bem-estar e a qualidade de vida. Ofereço apoio para que cada cliente encontre o verdadeiro sentido de sua vida (pessoal & profissional), a ser mais feliz e próspero assegurando coerência entre os meus valores.
Especialista em Funcionalidade Humana e Sustentabilidade Ambiental pela UNESP. Pós-graduada em Psicodrama pelo convênio SOPSP-PUC/SP. Certificada em Coaching pelo ICC – International Coaching Community. Practitioner PNL – Metaforum Internacionnal Brasil. Seis Sigma pela Fundação Vanzolini – USP. MBA em Serviços de Telecomunicações pela UFF. Pós-Graduada em Administração e Marketing pela FAAP. Graduada em Letras e Tradutor e Intérprete pela UNIP. Autora e coautora das seguintes produções bibliográficas: “O coaching – Correlações com a Saúde Mental no Trabalho” (2020) e “O papel da liderança e os fatores que influenciam na Síndrome de Burnout” (2021).
Possui mais de 42 anos de experiência tanto no papel de empreendedora e em empresas como Unibanco, ALLIANZ, Telefônica, Rabobank, Gol Linhas Aéreas, entre outras atuando em áreas estratégicas, liderando projetos multifuncionais de qualidade e outros, assim como na área de desenvolvimento humano.
Coordenou a área socioeducacional na Sociedade de Psicodrama de São Paulo de 2009 a 2013, realizando diversos projetos de Desenvolvimento Humano como voluntária. É palestrante e docente desde 2004 em assuntos ligados nas disciplinas de Administração Moderna; Empreendedorismo e todos os subsistemas na área de Gestão de Pessoas.
Atua com projetos personalizados de Desenvolvimento Humano tanto para empresas como pessoas físicas desde 2006 acumulando mais de 15.000 horas de prática. Possui ampla experiência em empresas públicas e privadas de diversos segmentos nas áreas de Coaching Executivo, Negócios, Carreira, Equipes e de Vida; Orientação de Carreira; Mentoria; Business Partner; Mapeamento de Competências – Assessment; Treinamento & Desenvolvimento. É facilitadora em workshops temáticos com foco técnico e comportamental. Ministra treinamentos online que envolvem jogos e palestras interativas, principalmente sobre temas de liderança, empreendedorismo, criatividade, comunicação, entre outros.
É Mentora do QEMP – Assessment de Competências Empreendedoras. Certificada pelo EQi2.0 – Assessment de Inteligência Emocional. Certificada pela TKI – TM – Assessment de Gestão de Conflitos. Participa ativamente de eventos, congressos, grupos de estudos e de supervisão.
Com interesses voltados para o autoconhecimento, autogestão das emoções e a importância das relações humanas que se fazem presentes na vida pessoal e no mundo corporativo, tem como missão apoiar os clientes/pacientes em seu crescimento e em suas mudanças psicológicas que envolvem o processo de descoberta de si e de suas potencialidades.
Psicóloga de formação, atua como Coach, Consteladora sistêmica familiar e organizacional, Consultora de RH, Psicoterapeuta para jovens e adultos e Docente em graduação e pós-graduação.
Pós-graduada em Psicodrama pelo convênio SOPSP-PUC/SP. Pós-graduada em Metodologias Ativas pela Faculdade Flamingo. Certificada em Executive Coaching pelo ICI (Integrated Coaching Institute). Certificada em Inteligência Emocional pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching). É Mentora do QEMP – Assessment de Competências Empreendedoras. Graduada em Licenciatura de Pedagogia. Autora e co-autora das seguintes produções bibliográficas: “Aprendizagem Significativa por meio das Metodologias Ativas” (2017) e “A utilização da metodologia ativa sala de aula invertida” (2018) e “O papel da liderança e os fatores que influenciam na Síndrome de Burnout” (2021). Possui mais de 35 anos de carreira desenvolvida nas áreas de Recursos Humanos, atuando em posições gerenciais em empresas de diversos segmentos. Consultora independente no mercado corporativo em RH.
Como docente, ministra aulas em cursos de pós-graduação nas disciplinas de Neurociencia, Gestão de Pessoas, Coaching, Psicologia Positiva, Treinamento, Academia de Recrutamento e Seleção, Psicologia Organizacional, Inteligência Emocional e, na graduação, nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Empreendedorismo, Gestão de conflitos, Clima Organizacional, Qualidade de Vida, Liderança e Trabalho em equipe, Psicologia e Comportamento Organizacional, Gestão de Projetos, Cultura e Avaliação de Desempenho, Desenvolvimento de Carreira, Ética e Cidadania (EAD), nos cursos de Administração e de Gestão de RH.
É consultora associada na Andaro desde 2010.
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